sexta-feira, 18 de maio de 2012

Devoy: Kassan Livro 1


Em um mundo onde os indivíduos são divididos em classes sociais de acordo com os poderes que desenvolvem, Celebriant Devoy tinha tudo. Possuidora de não um, mas dois poderes principais, incluindo o destrutivo Kassan, ela chama a atenção de pessoas poderosas e atrai ainda mais prestígio a sua família. Este é o ponto de partida de Devoy: Kassan,  livro de estréia da escritora Paula Vendramini, lançado em abril pela Modo Editora.
Não tenho o hábito de escrever resenhas, então tenham paciência comigo. Em geral são coisas diferentes que eu penso quando pego um livros em mãos. Não costumo julgar a história pela capa, mas se nós considerarmos a leitura como uma experiência, não há como não considerar certas coisas. A primeira dela, claro, é apresentação, já que um livro mal impresso pode estragar a experiência, mesmo que a história seja fantástica.
A capa é interessante, mas discreta. Gostei do detalhe das escamas da cobra na contracapa. Com tantas referências à cobra na arte do livro, fiquei esperando encontrá-la na história, mas logo descobri que a serpente era metafórica.
Adorei o projeto gráfico do livro. Deixou a leitura muito agradável e rápida. Terminei no dia seguinte ao que comecei. E foi aí que eu fiquei surpresa com a qualidade da encadernação. Eu sou gato escaldado com livros que se desmancham quando se lê. Minha surpresa, levantando os polegares para a Modo, é que eu terminei de ler o livro e ele continuava parecendo intocado. Normalmente, eu costumo notar que com algumas editoras o livro realmente apresenta que foi lido, lombadas ficam marcadas e páginas ficam mais separadas. Este é um livro curto, 177 páginas, então é mais fácil de a lombada não ficar marcada, mas eu esperava pelo menos uma marca quando eu chegasse no meio da história. Nada disso. Se eu quisesse revender esse livro agora, poderia vendê-lo como se fosse novo.
Bom, mas chega de falar dos aspectos físicos do livro. Quem comprar vai entender do que eu estou falando. Vamos ao conteúdo.
Peço desculpas agora a quem estiver esperando uma resenha dizendo Gostei de tal coisa e não gostei de tal coisa, ou isso é suuuuper. Eu não funciono assim. Eu gosto da experiência da leitura, sentir o cheiro do livro e analisar a história. Só que a minha análise é diferente. Vocês vão entender.
Quando eu estava falando do projeto gráfico e das cobras, eu mencionei que a serpente é uma metáfora. É uma metáfora para o Kassan, que Celebriant sente como sendo uma serpente percorrendo-lhe os braços ao usar tal poder, até chegar ao ponto em que o poder se torna para ela reais serpentes de fogo. Acho interessante a referência a estes répteis, especialmente porque transmite a sensação de algo não apenas difícil de ser controlado, mas também a natureza traiçoeira atribuída a eles. Dizem que o poder corrompe e Celebriant quase se perde para ele.
A trajetória de Celebriant é sobre crescer. De filha relegada, ela passa ao centro das atenções quando seu poder se desenvolve. Isso gera ciúmes por parte de uma das irmãs e Celebriant não consegue lidar exatamente com isso. Por um lado, ela tem o que sempre quis, que é a atenção de seus pais. Por outro, essa atenção se volta contra ela. Existe um claro dilema que Celebriant deve enfrentar no decorrer da história, que é basicamente a luta entre o bem e o mal dentro dela própria, a indecisão entre honrar sua família ou a sua consciência.
Devoy é uma narrativa centrada em seus personagens. É uma leitura leve e prazerosa. Celebriant inspira empatia ao leitor e é satisfatório acompanhar seu crescimento. É fácil se identificar com a personagem e entender suas ações e reações.
É uma leitura que de deixa com um gostinho de quero mais e esperando pela sequência. Eu recomendo!
E se você quiser comprar, clique aqui.

Dados da Obra
Título: Devoy
Subtítulo: Kassan, I
Autora: Paula Vendramini
ISBN: 978.85.65588.03-4
Capa: André Siqueira
Projeto Gráfico: Marina Avila
Revisão: Verônica Sobreiro
Linha Literária: Literatura Fantástica
Formato: 14 x 21



SINOPSE: Existe um mundo em que sua população desconhece a existência dos nominados Ocultos. Celebriant Devoy tinha tudo para ser uma grande Oculta, só havia um pequeno
problema: ela não queria ser. Mesmo nascida em uma família privilegiada com um poder raro e destrutivo, Celebriant não aparenta estar apta a representar o papel de primogênita Devoy. Quando seu pai a chama para informá-la de uma novidade nada atraente, Celebriant sente-se completamente injustiçada. Suas desconfianças e seu poder secundário a atacam com imagens perturbadoras e ela se sente perdida. Com um noivado indesejado e sua Intueri lhe dizendo que esse caminho não é o certo, será que Celebriant vai seguir o seu destino docilmente?

2 comentários:

  1. Que bom que gostou! =D

    Abraços!

    Paula Vendramini

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser ótimo!
    Estou curiosa para ler!!!
    Sucesso!!!

    http://imaginemia.blogspot.com/

    ResponderExcluir